O que é Presbiopia

O que é presbiopia?

O que é presbiopia? Provavelmente quem está acima dos 40 anos poderá se identificar com este artigo. Presbiopia é a perda da qualidade de visão para perto, ocasionada pelo envelhecimento natural do olho humano. E aqui vão algumas dicas para quem precisa escolher seus óculos de grau.

Aos 40 anos de idade ocorrem os primeiros sintomas, principalmente nas pessoas que tem rotinas visuais muitos intensas para perto.
Mas podemos afirmar que todas as pessoas em algum momento, sofrerão com a diminuição da acuidade visual para perto, ou com os sintomas gerados pela presbiopia.

Dores de cabeça, dor nos olhos, ardência, coceira e lacrimejamento são alguns dos sintomas que a falta de correção num presbita pode gerar.

Ter que afastar um livro dos olhos para se ter uma boa visão, é uma forma eficiente de se perceber que sua visão está comprometida.

Muitos conhecem a presbiopia como a síndrome do braço curto

Frequentemente, as pessoas comentam que no inicio da sua jornada de trabalho tem uma qualidade de visão superior, e com o passar das horas apresentam uma diminuição significativa da qualidade de visão.
Isso ocorre porque no início do dia, a musculatura dos olhos está descansada e consegue trabalhar a cima da sua capacidade para compensar a perda, mas com o passar do tempo e o cansaço natural, o músculo dos olhos perde essa capacidade.

Existem 3 maneiras de se corrigir a presbiopia, as lentes de contato, óculos com grau somente para perto, ou óculos com lentes multifocais. Cada recurso tem suas características, portanto a escolha é individualizada e de acordo com rotina e intenção do usuário.

As lentes de contato

Dos recurso oferecidos, percebo ser o sistema menos eficiente. Dificilmente chega-se a 100% de acuidade visual com total conforto.
A correção com lentes de contato é possível com lentes de contato multifocais ou pelo sistema mono-visão, mas pela complexidade, abordaremos esse tema em artigos específicos.

Óculos com grau somente para perto

Os óculos com grau somente para perto, chamados de monofocais são uma outra opção. Essas lentes servem para se enxergar para perto (40cm), e normalmente esses óculos são usados na ponta do nariz. É Importante ressaltar que um óculos com o grau somente para perto não deve de maneira alguma ser utilizado para ver de longe.

Óculos multi-focais

É o recurso mais utilizado, são os óculos com lentes multifocais. Como o próprio nome diz, são lentes com vários graus diferentes, um para cada distância.

Na parte superior da lente, temos o grau de longe (6 metros pra frente), e quanto mais pra baixo da lente, o grau vai aumentando gradativamente até chegar ao grau de perto na base inferior dos óculos.

Existe uma infinidade de marcas, tecnologias e tratamentos disponíveis nessas lentes, fazendo com que haja uma diferença significativa de preço e consequentemente qualidade de visão.

O processo de escolha do recurso óptico mais adequado, depende principalmente de uma orientação bem feita pelo seu consultor óptico.
Entender Fatores como rotina da pessoa, intenção de investimento, objetivos do usuário e orientação adequada com um processo de adaptação, são premissas indispensáveis no atendimento de uma óptica.

Um número significativo de usuários de multifocal tem queixas em relação aos óculos, e posso garantir que quase a totalidade dos que não se adaptaram, não foram orientados de maneira adequada.

Esse artigo visa orientar nosso leitor sobre o que é uma presbiopia, e quais fatores são importantes para que ele saia feliz e enxergando bem.

Se tiver alguma dúvida que não foi abordada a cima, entre em contato a Arte Óptica e teremos prazer em ajudá-lo.

Óculos de Sol com Lente Colorida ou Lentes Cosméticas
Já conhece os óculos que mudam o humor das pessoas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lançamentos
Ganhe 10% OFF com o cupom BEMVINDO10 + 5% OFF para pagamento via pix
cupom de Desconto
Meu Carrinho
Lista de Desejos
Vistos Recentemente
Categorias